ITACOATIARA

Reconhecida como a terceira cidade mais populosa do Amazonas, Itacoatiara possui 99.854 habitantes, conforme dados de 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  

Também registrou-se que 77% da população vivia em zona urbana (65 327 habitantes) e 23% vivia na zona rural e ribeirinha (19 513 habitantes).

Geografia

O município ocupa uma área de 8.891,906 km² sendo que 10,2412 km² estão em perímetro urbano. A cidade está cercada pelos municípios de Silves e Itapiranga (ao norte), Nova Olinda do Norte e Autazes (ao sul), Urucurituba, Boa Vista do Ramos e Maués (a leste) e Manaus e Rio Preto da Eva (a oeste).

Acesso

O acesso até a cidade de Itacoatiara pode ser feito de avião a 177 quilômetros em linha reta de avião. No momento, o Aeroporto Municipal Mariano Arico Barros opera em apoio ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, sendo operacionalizado por voos fretados somente durante o dia.

Também pode se chegar à cidade por via fluvial. O barco percorre 204 quilômetros em uma viagem que pode durar de 6 a 8 horas.

O acesso mais comum para o município é feito pela estrada AM-010 (Rodovia Vital de Mendonça). A viagem pela via dura aproximadamente 3 horas de automóvel e 4h30 em ônibus que atendem linhas regulares para o município.

Pré-História

Vestígios arqueológicos apontam que civilizações altamente avançadas habitavam a região de Itacoatiara a pelo menos 4 mil anos. Segundo o naturalista Barbos Rodrigues, essas civilizações marcaram nas rochas de arenito do litoral da cidade e do Rio Urubu, centenas de petróglifos (gravuras marcadas nas rochas), com desenhos em baixo relevo, retratando caretas e desenhos de animais. Além disso, diversos materiais em cerâmica foram deixados por esses povos.

História

Indígenas de várias etnias fizeram parte dos primeiros povos que constituíram a formação da cidade, nos primórdios de sua fundação. Segundo o historiador Frank Chaves, O município teve como primeiros habitantes os índios Muras, Juris, Abacaxis, Anicorés, Aponariás, Cumaxiás, Barés, Jumas, Juquis, Pariguais e Terás. Com o processo de expansão do colonialismo lusitana, além da formação indígena, os portugueses foram os primeiros a se estabelecer no lugar, seguido dos espanhóis, judeus, africanos, árabes e japoneses.

Empresas de Itacoatiara e região utilizam os serviços da Sanviz para garantir a propriedade e os direitos relacionados a marcas e patentes.