Uma melhoria numa tecnologia já existente é uma Patente Modelo de Utilidade.

Se você é daqueles que sempre enxerga num equipamento ou numa tecnologia já existente no mercado a necessidade de mudar alguma coisa para que ela tenha melhor desempenho ou resolva de forma mais eficiente um determinado problema, ou até mesmo que possa resolver outros problemas que ainda não consegue resolver com as características atuais, você está exergando um potencial para uma patente de melhoria (tecnicamente chamada como Patente Modelo de Utilidade). Então é hora de mãos a obra! 

Essa melhoria a ser feita pode ser implementada tanto numa tecnologia já em domínio público, como em patentes com prazo de validade já expirado, ou até mesmo em tecnolgias com patentes em vigor. Conforme você já sabe, uma patente tem prazo de validade e depois desse prazo, a tecnologia patenteada cai em domínio público, ou seja, poder ser reproduzida por qualquer interessado. É bom deixar claro que no caso de MELHORIAS em patentes com registro em vigor, a propriedade do Modelo de Utilidade só pode estar vinculada a melhoria realizada, bem como é preciso uma análise técnica e jurídica para não infringir os direitos da patente em vigor.  

A Sanviz é altamente preparada para lhe apoiar nessas situações, que aparentemente podem parecer complexas para um leigo, para nós que somos especialistas no assunto, é nosso dia a dia.