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Se você é profissional de marketing, publicitário, design gráfico, ou gestor de produto, precisa de nosso serviço de pesquisa de disponibilidade de marca no seu dia-a-dia. Todo profissional que trabalha com branding e naming necessita do suporte profissional da área de direitos sobre marcas. É impossível trabalhar no desenvolvimento de uma nova marca sem estar assessorado quanto a viabilidade da propriedade legal de uma marca a ser lançada. Desenvolver um novo nome para um produto ou uma empresa, sem estar informado sobre a disponibilidade de registro, ou os riscos da nova marca colidir no mercado com outra marca já registrada, é um salto no escuro.

 

Em nossa trajetória profissional já vimos tantas situações complexas nessa área, geradas pela excessiva preocupação com a comunicação de uma marca, e a total falta cuidados com a parte legal e direitos de propriedade, que podemos afirmar a necessidade imperiosa de contar com o suporte da pesquisa de riscos de colidência, registrabilidade e viabilidade da propriedade de uma marca. Situações onde marcas são desenvolvidas totalmente ou parcialmente com base em termos irregistráveis, com o uso de termos de denominação de origem, termos que ferem direitos autorais na área artística, uso de partes de marcas de alto renome, são alguns exemplos que inviabilizam o registro, a propriedade e ferem direitos de proprietários de marcas já registradas e artistas.

 

Entre muitos outros aspectos, cabe salientar que o direito de marcas considera que três dimensões de uma marca precisam ser considerados quando se busca um registro: ESCRITA, FONÉTICA e DESIGN. Profissionais que atuam no desenvolvimento de novas marcas precisam ficar atentos para esse detalhe. Ao contrário de um registro de empresa, onde esse é viabilizado somente através da disponibilidade da grafia do nome, no caso da marca, a fonética (sonoridade) é o principal item considerado na verificação da disponibilidade de registro. Exemplos: CASA = KASA = CAZA = KAZZA, ATENAS = HATENAS = ATEENAS = HATTENAS = ATENNAS, para a lei é a mesma marca, ou seja, se uma dessas grafias já estiver registrada para outra empresa, o novo termo é irregistrável. Nesse aspecto ainda precisa ser comentado que termos em língua estrangeira, podem colidir com termos em língua nacional quando ambos tiverem o mesmo significado.

 

Considerando todos os riscos de se desenvolver uma marca sem informação sobre esses e tantos outros aspectos legais, evidentemente há grandes possibilidades de enormes prejuízos no presente e no futuro. A Sanviz é preparada para atender todos os profissionais que trabalham nas áreas de branding e naming, dando-lhes o suporte necessário na parte legal e garantido que suas criações estejam perfeitamente adequadas a expectativa e seus clientes e atendam perfeitamente o direito marcário.