Uma nova tecnologia ou uma melhoria numa já existente podem gerar um grande valor para o seu negócio.

Empresas, instituições e inventores utilizam vultuosas somas de recursos para desenvolver novas tecnologias, ou melhorias nas tecnologias já existentes, e precisam da proteção do registro para evitar riscos de cópias e até de perdas de direitos sobre suas criações. A legislação de patentes é bastante rígida e é cumprida no mundo todo. O Brasil e todos os países são obrigados a cumpri-la sob risco de penalidades internacionais, já que a legislação obriga todos os países a seguirem a normas estabelecidas pela lei. 

Se você é um inventor ou um empresário que desenvolve inovações tecnológicas precisa esta atento para evitar prejuízos com o assunto. A legislação estabelece prazos para tudo dentro da área tecnológica. Prazo de validade de uma patente, prazo para o pedido de patente a nível nacional, prazos para um pedido de patente a nível internacional, prazo para período de carência (tecnicamente chamado de período de graça), etc. 

É preciso tomar bastante cuidado para evitar que uma invenção caia em domínio público. Sabia que existe um prazo para isso? É, se você se descuidar dos prazos entre a criação do invento, sua divulgação no mercado e o depósito do seu pedido de patente, sua criação pode cair em domínio público e você vai perder os direitos de propriedade sobre ela.