CONTAGEM
Em 1716, o Brasil era colônia de Portugal. A coroa portuguesa instalava postos de registros em várias cidades brasileiras para fiscalização e arrecadação de impostos.
Um posto de registro foi instalado na Região das Abóboras.
Em torno dela, surgiu o povoado “Arraial de São Gonçalo da Contagem das Abóboras”.
O nome Contagem faz referência à contagem das cabeças de gado, de escravos e mercadorias que eram taxadas no posto de fiscalização.
Em 30 de agosto de 1911, Contagem foi transformada em município. Com a expansão Industrial no Brasil, a cidade foi escolhida para ser um polo industrial do Estado. Nas décadas de 60 e 70, foram criados a Cidade Industrial Juventino Dias e o Centro Industrial de Contagem (Cinco).
CONTAGEM HOJE
Contagem faz parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte. É um dos mais importantes municípios do Estado de Minas Gerais.
É a terceira maior população de Minas Gerais com 603.442 mil habitantes (IBGE/2010).
Pertence ao Vetor Oeste: Contagem, Betim e região do Barreiro.
3ª maior economia de Minas Gerais.
25ª maior economia do Brasil.
Possui seis grandes distritos industriais: Cinco; Cincão; Cinquinho; Cidade Industrial Juventino Dias; Jardim Industrial e Polo Moveleiro da Ressaca.
É o segundo mercado de trabalho de Minas Gerais: mais de 200 mil pessoas empregadas.
PIB: 18.539.693 bilhões.
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
Tem a Rede Ferroviária Centro Atlântica, que permite o transporte ferroviário para o centro-oeste, nordeste e sudeste brasileiro.
Empresas de "Contagem" e região utilizam os serviços da Sanviz para garantir a propriedade e os direitos relacionados a marcas e patentes.