Várzea Grande 

 

Várzea Grande foi fundada em 1867 no período da Guerra do Paraguai como um acampamento militar para o aprisionamento de cidadãos paraguaios residentes em Cuiabá e cercania. Com o fim do conflito formou-se o povoado composto por soldados e prisioneiros paraguaios e vaqueiros, sendo em 4 de julho de 1874, foi inaugurada uma balsa, a primeira ligação da região à capital.

Em 1896 torna-se distrito de Cuiabá e se emancipando com a promulgação da lei estadual nº 126 de 23 de setembro de 1948. Nas décadas de 60, 70 e 80 houve o estimulo a Industrialização, com uma política de incentivos fiscais e doações de áreas por parte da prefeitura e do Governo do Estado. Nesse período ocorreu a atração de indústrias de bebidas, frigoríficos e madeireiras, tornando a cidade no maior polo industrial de Mato Grosso.

Atualmente, encontra-se sob conurbação com a capital Cuiabá, tendo 5 pontes (Julio Muller, Ponte Nova, Juscelino Kubitschek, Sérgio Motta e a Mário Andreazza) como principal meio de deslocamento a cidade pelo Rio Cuiabá e também sendo considerada "porta de entrada" para a Amazônia Legal, por estar próxima a Rodovia dos Imigrantes (trecho das BR-163 e BR-364) e a BR-070.

O município possui o terceiro maior Produto Interno Bruto de Mato Grosso, destaca-se como centro industrial e comercial e sendo um dos mais importantes polo atacadista e turístico do estado. Abriga o Aeroporto Internacional de Cuiabá, principal aeroporto do estado e atende a região metropolitana de Cuiabá, desde 2019 está privatizado e sediará o Parque Tecnológico Mato Grosso.

Empresas de Várzea Grande e região utilizam os serviços da Sanviz para garantir a propriedade e os direitos relacionados a marcas e patentes.