Registrar o nome da banda ou nome artístico como marca é de uma necessidade real que é muitas vezes ignorada.  E sabemos que diversos artistas pecam nessa parte mais burocrática, ou seja, ignoram toda a pesquisa de nome e registro. Somente nesse ano, quantos casos que acompanhamos de artistas que precisaram fazer o pagamento de indenizações por estarem fazendo o uso de marcas que já estavam registradas por outras pessoas?

A marca é a sua identidade que poderá ser reconhecida em todo o território brasileiro ou até mesmo no exterior. Por isso ter o registro dela é importante, para que não aconteça de outros utilizarem o mesmo nome, ou se chegarem a fazer uso, você pode solicitar indenização, já que esse nome estava registrado e sendo utilizado por você.

Com seu nome artístico registrado, saiba que agora você é o único dono desta marca, sendo de uso exclusivo seu.  

Um exemplo de uma banda nacionalmente conhecida é da Legião Urbana, qual não realizou o registro da marca, mas mesmo assim, todos já conheciam. Uma outra pessoa na má-fé, acabou realizando o registro de uma composição com a expressão ‘legião urbana’ para poder se tornar titular.  Mas conseguiram provar que a marca era de fato da banda, isso após muitos processos e gastos para que fosse realizado essas provas.

 

#ficadica: Você não quer passar por toda essa dor de cabeça, correto? Então registre seu nome artístico ou o nome da sua banda conosco!