Sabemos que no mundo há milhares de contas conectadas e que isso só tende a aumentar cada vez mais. Criadores de conteúdo surgem a cada dia que passa, mas a grande esmagadora maioria atuam de forma inexperiente. Ou seja, trabalham por hobby, sem ser de maneira profissional. 

Com o tempo passando, imagine se você criou seu canal na plataforma de vídeos apenas por diversão, mas aos poucos começou a conquistar milhares de seguidores e até fechar contratos utilizando o nome de sua marca – do canal –  em publicações, por exemplo. Mas já pensou, se em algum momento chega até sua residência uma notificação avisando que você deve fazer a retirada de sua marca de todas as redes sociais e realizar uma troca de identidade?

Exatamente! Alguém com essa mesma marca realizou o registro dela junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI – antes de você. Agora ela quer que você pare de utilizar a marca que é de exclusividade dela. Isso porque o Art.130, inciso III, da Lei de Propriedade Industrial, diz que para o titular da marca é assegurado “zelar pela sua integridade material ou reputação”. 

Caso não seja feita a retirada após essa notificação o proprietário do nome da marca, pode entrar com uma ação judicial contra você, já que está cometendo um crime, conforme o Art. 189 da Lei de Propriedade Industrial. E por meio dessa ação judicial, o juiz determina a retirada imediata do seu canal no Youtube, sendo assim, tudo que construiu é derrubado de imediato, sem contar a multa que pode ter que pagar devido a esse uso indevido. 

Agora que você já entendeu a seriedade da falta do registro de marca, vai deixar que isso aconteça com todo seu conteúdo? Então saiba que a resposta da pergunta “preciso registrar meu canal do youtube?” é SIM!


#dica: Faça uma pesquisa com a Sanviz para identificar se a sua marca está liberada para dar continuidade aos seus conteúdos sem riscos de perder a identidade do seu canal.

 

Fonte imagem: Techtudo - https://shre.ink/mABN