Os dados mostram que no Brasil existem mais de 14 milhões de Microempreendedores Individuais (MEI) inscritos e a equipe Sanviz decidiu mostrar para vocês que o registro de marca não é realizado somente por grandes empresas. Mas quem trabalha como MEI, pode e deve realizar o registro de sua marca também.
Como todo negócio, os microempreendedores também projetam um crescimento dentro da sua área de atuação. E com certeza o investimento no registro da marca faz parte de um crescimento sem o risco de futuras dores de cabeça.
Mas sendo MEI é possível registrar minha marca?
A resposta para essa pergunta é SIM! Normalmente, o Nome Fantasia criado pelo microempreendedor é o que fica à frente do negócio ganhando assim uma logomarca, ou seja, uma representação da marca por meio de imagens.
Caso você não tenha feito nenhum tipo de pesquisa dentro do seu ramo de atividade, é possível que a sua marca seja idêntica ao de algum concorrente. E isso poderá causar problemas mais para frente, vindo a receber alguma notificação para que desvincule todo tipo de material referente aquela marca, fora outros riscos como multa ou indenizações.
Agora, caso você seja o único Microempreendedor com este nome, o ideal é procurar fazer o registro da marca junto ao Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) para que não haja concorrência desleal. Com o registro da marca, você tem a proteção legal e propriedade sobre esta marca. Então para evitar que o MEI precise fazer uma troca completa da marca ou ter seu nome copiado, essa é a importância e relevância do registro da marca. Além de dar a exclusividade do uso, tendo toda a proteção jurídica e comercial.
O MEI não sai perdendo dinheiro comparado a empresas maiores?
Não, porque pensando no Microempreendedor Individual, o INPI facilita o custo, com taxa reduzida no investimento para o registro da marca. Quem for MEI recebe um tratamento diferenciado e, em muitas empresas especializadas no ramo também acatam um investimento mais baixo para a categoria.
#DicaSanviz: Nossa equipe está altamente qualificada para atender todos os pedidos de registro de marca para os Microempreendedores Individuais, portanto, aproveite e entre em contato com um de nossos consultores!