Um dos maiores patrimônios de uma empresa é sua marca. E garantir a proteção não apenas de sua marca, mas também de quem trabalha com patentes é fundamental para que num futuro não haja perigos de perder todo trabalho para que a marca chegasse a ser reconhecida pelos consumidores. Por isso toda marca, invenção deve ser registrada junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), para que assim, seja evitada a cópia de marca, seja ela por má-fé ou não.

Aqui, você pode descobrir o que é um escritório de marcas e patentes, quais são os principais motivos e a importância de ter alguém cuidando do registro da sua marca, como a Sanviz faz pensando na proteção da sua empresa.

O QUE É MARCA?

Conforme o INPI a definição de marca é:

“Marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas”.

Sendo assim, marca é qualquer sinal característico que possa identificar o produto ou o serviço de uma empresa.

Lembrando que existem quatro modelos de marcas registráveis.

Marca nominativa

O próprio nome é sugestivo, é toda marca que é composta por palavras, letras ou números, sem a representação de símbolos.

Normalmente quem utiliza este tipo de marca não possui uma logomarca ou figura, ou ainda tem por estratégia de negócio ter flexibilidade nos símbolos que utiliza junto a grafia de sua marca.

Marca Mista

Nada mais é do que a junção do nome da marca com um símbolo, ou elemento gráfico. Esse tipo de marca é o mais comum utilizado no mercado pela facilidade da identificação de clientes, já que dessa forma a marca adquire personalidade e identidade singular.

Marca figurativa

É qualquer símbolo que representa um negócio, uma empresa, um produto ou serviço. Por meio de uma imagem, desenho, algarismo, letra, ideograma ou símbolo, sem possuir o nome da empresa.

Marca tridimensional

Esta é específica para produtos, já que se refere ao aspecto físico, por isso tridimensional.

São aspectos únicos, e essas características fazem parte da marca e devem ser registradas também.

Exemplo disso: O formato hexagonal da caneta Bic, o formato da garrafa da Coca-Cola, formato da garrafinha de Yakult e etc.

 
O QUE É PATENTE?

 

Seguindo a definição do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, patente significa:

“Um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgado pelo Estado aos inventores ou autores ou outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação. Com este direito, o inventor ou o detentor da patente tem o direito de impedir terceiros, sem o seu consentimento, de produzir, usar, colocar à venda, vender ou importar produto objeto de sua patente e/ ou processo ou produto obtido diretamente por processo por ele patenteado. Em contrapartida, o inventor se obriga a revelar detalhadamente todo o conteúdo técnico da matéria protegida pela patente”.


QUAL O PAPEL DO ESCRITÓRIO DE MARCAS E PATENTES?

Um escritório de marcas, é uma empresa preparada para auxiliar empreendedores nas questões envolvendo o registro de sua marca. Ou seja, é a empresa que possui os conhecimentos e os colaboradores capazes de contribuir para que o processo do pedido de registro de marca seja um sucesso.

Por ser um processo bem burocrático, contratar um escritório é fundamental. Além de todo conhecimento necessário e a assistência e consultoria qualificada que economizam tempo e dinheiro.

A Sanviz possui uma consultoria de marcas e patentes que pode auxiliar na segurança do seu negócio. Com profissionais treinados e qualificados pelo INPI e pela WIPO – Organização Mundial da Propriedade Industrial, com atualização permanente através de cursos semestrais, o que representa segurança para quem busca qualquer tipo de registro. A Sanviz tem índice aprovação de processos de registros com 90% de pedidos de registros aprovados. A média do mercado é de 45%, ou seja, na Sanviz o cliente tem o dobro de chances de alcançar um registro que em outros escritórios de marcas.

COMO FUNCIONA UMA CONSULTORIA DE MARCAS E PATENTES?

Toda a documentação necessária será encaminhada por meio da empresa responsável ao INPI. A consultoria de marcas e patentes é quem conhece a legislação e assim pode evitar conflitos com outras empresas ou marcas. Isso significa segurança e economia.

Além de cuidar de toda a papelada, o escritório faz o acompanhamento do pedido. Evitando surpresas indesejadas e sempre atento a atualizações no processo.

Caso exista alguma movimentação ou alguma empresa entre em disputa pelo nome da marca, sem este acompanhamento realizado pelo escritório, a chance de perder este conflito por falta acompanhamento ou perca de prazos é muito grande.

Com isso, o empreendedor corre o risco no final de não conseguir o registro de sua marca, pela falta de um assessoramento junto ao órgão público. Já que existem vários passos a serem seguidos.

Se o escritório estiver responsável pelo pedido, você poderá saber se alguma ação foi movida dentro do processo que está com INPI.

 
QUAIS AS VANTAGENS DE REGISTRAR A MARCA DO MEU NEGÓCIO?

 

O registro além de oferecer exclusividade ele também lhe proporciona alívios de dores de cabeça futuros, caso não tivesse realizado o pedido de registro da marca.

Logo abaixo você pode conferir outras vantagens de registrar a marca de sua empresa:

- Exclusividade de uso em todo território nacional;

A sua empresa será a única que pode fazer o uso do nome da marca no mesmo ramo de atividade em todo o país. Caso veja alguém utilizando o mesmo nome, pode notificar o estabelecimento para fazer a retirada.

- Credibilidade no mercado;

Com o registro da marca sua empresa está apta para fazer o uso do ® ao lado do nome, o que gera mais confiança para seus clientes

- Fidelização de clientes;

Ainda com a linha de pensamento acima, com a credibilidade no mercado, seus consumidores acabam sempre optando por utilizar o seu produto ou serviço

- Licenciamento do uso da marca.

Qualquer tipo de uso da marca só pode ser cedido pelo titular ou proprietário da marca registrada junto ao INPI.

 
QUAIS OS RISCOS ESTOU CORRENDO POR NÃO ESTAR COM MINHA MARCA REGISTRADA?

 

Caso o empreendedor escolha não realizar o registro da marca, existem algumas consequências, digamos assim.  Listamos abaixo algumas delas:

- Estar fazendo uso de alguma marca já registrada, ou seja, outra empresa já é dona sendo assim você corre o risco de ser notificado;

- Corre o risco de ter que pagar multas e indenizações;

- Perder o direito de utilizar a marca e ser obrigado a fazer a troca;

- Ser obrigado a alterar o nome em um prazo de 30/60 dias;

- Perder todo o investimento feito em marketing (mídias sócias, material impresso, cartão de visita, fachada e etc);

- Estar exposto e dar liberdade para a concorrência registrar a marca que você usa, assim você não consegue mais registrar a marca.

COMO REALIZAR UM REGISTRO?

 

Como comentado acima, o pedido de registro da marca é um processo bastante burocrático. Com a ajuda da Sanviz por exemplo, o empreendedor terá o auxílio fazendo toda a procuração dos documentos. Deixando o empresário tranquilo com o tempo que ele perderia sem o escritório de marcas.

Há alguns documentos necessários para a realização do registro da marca, ou seja, esteja com eles em mãos para facilitar o trabalho do escritório responsável.

-  Cópia do Contrato Social ou inscrição de Empresário Individual;

 - Número do CNPJ da empresa ou RG, CPF;

- Comprovante de endereço;

- Se a empresa possuir: Logotipo;

- Informações sobre os produtos ou serviços que serão protegidos.

Após a separação de todos os documentos, o empreendedor deve entregar para o escritório contratado.

A Sanviz explica todos os passos do processo do pedido e realiza todo o acompanhamento deste processo para o empreendedor. Essa assessoria é realizada até completar o processo do pedido, até o empresário estiver com sua marca registrada.

 

#ficadica: A Sanviz possui uma equipe altamente qualificada para cuidar da segurança do seu registro de marca. Você pode entrar em contato por meio do WhatsApp (54) 99940-2305.