Essa é a nova realidade: negócios mais dinâmicos, recheados de inovações. Porém, com a velocidade do crescimento dessas startups, muitas vezes tem sido deixado de lado a importância de fazer o registro de marca.

Conforme dados da revista Forbes, o setor de startups brasileiras teve um aumento de 200% no ano de 2021, o que se tornou histórico. Este tipo de empreendimento se mostra cada vez mais forte no nosso país, isso porque recentemente foi liberado o ranking das melhores cidades do mundo para startups. O Brasil se destaca com duas cidades entre as dez melhores na América Latina, com São Paulo na primeira colocação e com Curitiba ocupando a sétima posição do ranking.

 Devido a este aumento elevado que, reforçamos a importância de uma startup ter a sua marca e sua inovação seguras e de uso exclusivo.

 Imagine se você criou sua startup há alguns anos e, recentemente apareceu outra empresa concorrente com nome igual. Caso essa concorrente opte por fazer o registro da marca, tudo o que foi criado e utilizado por você e sua empresa, sofrem grandes consequências. 

 Lembrando que o registro da marca é algo realizado pelo órgão público INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial, sendo que apenas com este registro a sua marca está segura, sem riscos de a perder no futuro.  Mas o INPI não registra apenas a marca, se você tem algo inovador no mercado, ela registra sua patente ou seu programa de computador/aplicativo!

 Por isso é de extrema importância os empreendedores sempre lembrarem que quem registra primeiro, se torna de fato o dono da marca.

 

#ficadica: Se sua startup está atuando fervorosamente no mercado de trabalho e ainda não possui nenhum registro, entre em contato com consultores da SANVIZ e tire todas suas dúvidas para não perder a sua marca!