Vamos falar um pouco de termos populares. No linguajar corriqueiro do dia a dia dos negócios, algo frio refere-se a alguma coisa sem documento, não oficial, sem origem, alguma ação não regulamentada ou normatizada. Poderíamos até dizer, algo que não se sabe se tem dono. Para ilustrar didaticamente o sentido que vamos dar a esse texto, podemos citar o exemplo do termo “dinheiro frio” ou “recurso frio”. Todos sabem que dinheiro frio refere-se a um montante de valores sem origem legal, e que mesmo tendo dono, esse não é oficialmente conhecido ou reconhecido.

Mais um pouco sobre temperatura e ditados populares. Todos já ouvimos falar de outro termo relacionado com o risco de portar valores, objetos, e bens “frios”. Quem trabalha e administra negócios onde a geladeira é sua companheira de trabalho, corre o sério risco de “entrar numa fria”. Alguém é capaz de sentir-se seguramente proprietário de um imóvel sem escritura, de um carro sem documento, de um freezer sem nota fiscal? Sem documento um bem não tem dono identificado, oficial, e conhecido. Por óbvio, se existe um bem sem dono, muitos podem decidir toma-lo para si, pois todo valor, todo bem, todo recurso, só tem vida própria quando encontra um dono. Os bens nasceram para ter dono. Todos os valores materiais sociais (recursos sociais) como, igualmente os recursos utilizados nos negócios, buscam um dono para chamar de seu. É uma lei simples da natureza, bens sociais ganham vida em parceria com pessoas e relacionando-se com elas.

Portanto, todo bem que está sem um dono oficial, que esteja embutido de poderes sociais e oficiais para cuidá-lo, está querendo alguém que o cuide, que seja seu dono. A natureza é sabia, nenhum recurso material social cresce e evolui sem estar na propriedade de alguém.

Tenho certeza que todos já entenderam de que estamos falando, e o que queremos dizer sobre o significado “marca fria”. Se você é um empreendedor ou um administrador de um negócio que tem uma marca “fria”, levando em conta esse raciocínio, pode imaginar o risco que corre de “entrar numa fria”. Marca fria, portanto é uma marca simplesmente sem registro, simplesmente sem dono. Alguns podem dizer: “estou trabalhando para sobreviver no meu negócio e não tenho como registrar a marca”. Então perguntamos: você tem escritura da sua casa? Você tem documento do seu carro? Acho que conhecemos as respostas para essas perguntas. Então, como alguém trabalha com tanto zelo por tantos bens de um negócio e negligencia a propriedade da marca? Costumo dizer: Qualquer negócio que não é capaz de gerar ganho que possibilite registrar uma marca é melhor fechar as portas, porque trabalhar com uma “marca fria” é um risco permanente de “entrar numa fria”.

 

Docelino F. Santos -  Diretor da Sanviz Marcas e Patentes.