Uma pequena oficina no interior do sul do Brasil, com uma história muito conhecida e um nome muito consolidado na cidade, passa pelas transformações vividas por praticamente todas as empresas nos últimos anos. Não falo só dessas teorias econômicas há muito tempo em moda, como globalização, etc. Falo da forma como as pessoas e as empresas se relacionam, se comunicam e fazem negócios. Há mais de 30 anos no mercado a AUTOMECA resolveu aderir às redes sociais e criou seu perfil o facebook. Foi uma iniciativa do Gabriel, filho do senhor Antônio, fundador e proprietário do estabelecimento.

A Automeca é muito conhecida na cidade, tem clientes tradicionais que passaram de pai para filho. Atende famílias inteiras e é uma empresa atualizada tecnologicamente, pois evoluiu com a eletrônica automotiva. O Gabriel é um jovem mecânico que trabalha com seu pai e sabe que para um negócio estar atualizado, precisa evoluir também o seu relacionamento com os clientes e com o mercado em geral.  Por isso montou o perfil da Automeca no Facebook e criou algumas promoções com revisões gratuitas e dicas sobre cuidados mecânicos. Os clientes gostaram e elogiaram essas ações. Seu Antônio, mesmo não sendo um adepto de redes sociais, incentiva o Gabriel com as ações, pois elas estão trazendo clientes novos.

Passaram-se alguns meses e tudo estava indo bem, até que numa manhã o carteiro chegou com uma correspondência diferente e solicitou que o proprietário assinasse o recebimento. Seu Antônio ficou curioso e perguntou ao carteiro que carta era. Então ele disse se tratar de uma notificação extrajudicial.  Extra.....ju..dici..al, soletrou seu Antônio. Olhou rapidamente para dentro da oficina e chamou o Gabriel. Gabi abre isso aqui pra gente ver que diabo é! Gabriel abriu o envelope e leu NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL POR USO INDEVIDO DA MARCA “AUTOMECA” .  De onde é a carta, perguntou seu Antônio? De São Paulo, respondeu Gabriel. Ficaram ali um ao lado do outro e começaram a ler o documento. AUTOMECA Mecânica e Serviços Ltda com sede na cidade de São Paulo, vem notificar vossa senhoria para interromper imediatamente o uso do nome AUTOMECA, já que é a legítima proprietária dessa marca conforme registro do registro 9999999 no INPI.

Gabriel olhou para o pai, parou alguns segundos ali ao lado dele e correu para dentro da oficina. Foi no computador e fez o que todas da idade dele fazem atualmente quando passam perguntas na sua cabeça e não conhecem a resposta, correu para a internet e digitou no google NOTIFICAÇÃO POR USO..... Bem, a resposta veio instantânea: Documento para notificar uso indevido de uma marca por um terceiro que não tem sua propriedade. Pai, isso é alguma coisa com o nome da nossa oficina. Acho que tem outra empresa com esse mesmo nome e eles estão querendo ficar com esse nome só para eles, disse Gabriel. A conversa em tom de muitas dúvidas rolou entre eles por alguns minutos e chegaram a seguinte conclusão: Acho que temos que procurar alguém que possa nos ajudar.

Essa história continua no próximo post, mas até aqui podemos tirar a primeira lição desse fato real que estamos utilizando personagens e dados fictícios para conta-la. Não importa o tamanho, o perfil e o lugar do mundo que uma marca atue, na era das redes sociais, todos podem ser vistos em todos os lugares do mundo e podem acessar milhares de pessoas e empresas.  Todos os nomes de empresas e marcas podem ganhar dimensões que vão além de suas fronteiras geográficas. Até mesmo ser identificado e confrontado por estar usando uma marca sem registro. No caso da AUTOMECA, que estamos contando esse fato, uma marca que durante 30 anos era conhecida da clientela local, mas nunca tinha ido além do território geográfico, ultrapassou as dimensões e chegou até o território de outra empresa. Lá encontrou um problema que nunca tinha sido pensado que pudesse existir. Enquanto a comunicação com mercado era o boca-a-boca dos clientes, a fachada da oficina e o calendário distribuído aos clientes, o seu nome não foi objeto de discussão. Agora que está nas redes sociais, a sua visibilidade e projeção mudaram de dimensão.

Ao finalizar esse post nossa orientação sobre o cuidado necessário com uma marca. Independente do tamanho e do ramo de atividade, toda empresa precisa proteger sua marca através do registro. É o único meio de garantir segurança ao negócio e prevenir eventuais disputas futuras.